quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Pêra Bêbeda

Há anos que oiço o meu pai falar nas pêras bêbedas e eu nunca achei grande piada ao facto de se comer fruta com vinho. Blhac! Mas o interesse em experimentar há uns tempos para cá andava aqui a rondar a minha cabeça. Eis que foi o dia de experimentar. E não é que fiquei fã?! Adorei. Não tinha cravinho e por isso não está na lista dos ingredientes mas acho que até ficaria bem. Quanto à quantidade, apenas uma pêra porque só eu cá em casa é que queria experimentar e também não sabia se iria ser aprovada por mim :) Aprovadíssima!


Ingredientes:
  • 250ml vinho tinto
  • 100ml água
  • 50ml vinho do Porto
  • 1 estrela de aniz
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de café de noz moscada em pó
  • 1 casca de limao
  • 50g açúcar amarelo
  • 1 pêra grande

Preparação:
  1. Coloque todos os ingredientes, excepto a pêra, num tachinho. Mexa bem e leve a lume forte até começar a ferver.
  2. Descasque a pêra mantendo-a inteira e insira no tacho. Deixe cozer em lume brando durante 30 minutos com o tacho tapado. Vá virando a pêra de vez em quando para ganhar cor e sabor na pêra toda. Sirva morna ou fria, como preferir.


1 comentário:

  1. Relembro Que Peras Bebadas se Fazem Em Varios Lugares Do País E Até «MAis....mas Como Eram Nos Tempos Mais Passados Na Minha Terra Dificil,O Segredo é Que As Peras Eram De Qualidade Superior o Que Hoje é Dificil Encontrar ,o Povo Não Tem Conservado Infelizmente,Mas Há Ainda Os Saudosistas Que Vão Lembrando E Fazem O Que Podem e Fazem Muito .Um Abraço Aos Saudosistas Joaquim Barroso,( Estas Estão Muito Próximo das Faladas do Antigamente Obrigado Filhota )).J.B.

    ResponderEliminar