quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Bacalhau e Polvo à Lagareiro com Batata a Murro

Eu gosto mesmo muito de polvo. Já o meu marido não diz o mesmo e se há coisa que ele não come mesmo é polvo. Podia fazer mais vezes polvo e de todas as maneiras possíveis, só não o faço porque sei que tem de haver outra opção... e cozinhar dois pratos para a mesma refeição é dose.
Com este prato a tarefa fica um bocadinho mais simples, não é muito mais complicado satisfazer os dois gostos. Se vai o polvo para dentro do forno, também pode ir o bacalhau :) Perguntam vocês: E os filhos? Os filhos, neste aspecto parece que saíram à mãe :) Bem, a filha que dizia que não apreciava muito polvo, parece que ficou a adorar!


Ingredientes:
  • 1 polvo de cerca de 2 Kg
  • 50ml água
  • 1 cebola + 1 cebola pequena (opcional)
  • 2Kg batata
  • sal grosso q.b.
  • 4 postas de bacalhau
  • 1 cabeça de alhos
  • 250ml azeite

Preparação:
  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Lave bem o polvo e leve a água a ferver.
  3. Leve o polvo a cozer numa panela de pressão com a água e uma cebola inteira descascada.
  4. Entretanto lave bem as batatas, dê dois cortes em cada uma, coloque-as num tabuleiro e polvilhe com sal grosso. Leve ao forno.
  5. Assim que a panela comece a apitar ou dê o sinal de ter atingido a pressão máxima, baixe o lume para o mínimo e deixe cozer cerca de 15 minutos. Ao fim deste tempo, desligue e deixe sair a pressão.
  6. A partir daqui diria até que o melhor  era fazer o bacalhau e o polvo grelhado nas brasas mas na falta disso ou de disposição para o fazer, usa-se o forno. Coloque o bacalhau num pirex e leve ao forno, aumentando para 200º.
  7. Ao fim de 10 minutos retire o pirex com o bacalhau do forno e numa parte do tabuleiro coloque a cebola pequena cortada às rodelas (é opcional, por vezes faço sem a cebola) por cima dela o polvo. Leve o pirex com o bacalhau e o polvo ao forno durante 20 minutos.
  8. Pique os alhos e reserve.
  9. Leve o azeite a aquecer num tachinho.
  10. Disponha as batatas a murro em dois tabuleiros e no centro de um deles coloque o polvo, no outro o bacalhau.
  11. Quando o azeite estiver bem quente, junte os alhos picados, deixe ficar uns segundos para o azeite ganhar sabor e depois retire e regue de imediato as batatas, o polvo e o bacalhau com este azeite com alhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário