quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Gelado de Figo e Ameixa

"Soube-me que nem um figo!"
Costuma-se dizer quando realmente comemos algo que nos sabe mesmo bem. Foi o caso deste gelado, que para além de aproveitar alguma fruta que estava a ficar já muito madura, ficou mesmo gostosinho!
E assim se foram os restantes figos Pingo de Mel que me ofereceram a semana passada quando estive no Norte. E tal como prometido aqui está o docinho que vos falei que iria fazer para aproveitar o resto dos figos.
Diz o ditado portugues "Em tempo de figos não há amigos!" mas pelos vistos não será bem assim... Os figos foram-me dados por um amigo da família e este gelado foi também partilhado com os meus maiores amigos, os meus pais e os meus filhos :)



Ingredientes:
  • 200ml natas
  • 200g leite condensado
  • 400g figos Pingo de Mel
  • 400g ameixas escuras

Preparação:
  1. Bata as natas com uma batedeira até engrossarem sem passar a manteiga (entre 2 a 3 minutos em velocidade máxima).
  2. Envolva com o leite condensado e distribua metade do preparado no recipiente para o gelado a levar ao congelador. Reserve a outra metade.
  3. Lave bem os figos, retire alguma pele mais dura (ou toda, se preferir sem a pele) e parta-os para uma taça. Triture com uma varinha mágica (a minha varinha mágica avariou por isso usei a batedeira com as pás para amassar, deixando uns bocadinhos mal triturados mas que até ficaram bem) e deite por cima das natas no recipiente para o gelado.
  4. Deite depois a outra metade das natas reservadas por cima.
  5. Lave bem as ameixas, descasque-as, retire os caroços e parta aos bocados para uma taça. Triture com uma varinha mágica (tal como já referido, eu usei a batedeira porque a minha varinha mágica avariou) e distribua por cima do restante preparado para o gelado.
  6. Com uma colher dê algumas voltas a todo o gelado e leve ao congelador.
  7. Ao fim de 1 hora retire do congelador e dê algumas voltas ao gelado com uma colher, de forma a introduzir ar no gelado para que depois na hora de servir seja mais fácil de formar as bolas de gelado. Repita este processo ao fim de mais 1 hora e ainda após outra hora, deixando depois no congelador pelo menos por mais 1 hora até à hora de servir. No total, deve estar no congelador pelo menos 4 horas antes de servir.


E para terminar, deixo-vos um ditado popular que vos ajudará a escolher os figos bons para comer:
"O figo, para ser bom, deve ter pescoço de enforcado, roupa de pobre e olho de viúva."


Sem comentários:

Enviar um comentário