terça-feira, 6 de junho de 2017

Queijo de Kefir

E perguntam vocês: O que é o Kefir? O Kefir é uma colónia de microrganismos simbióticos, os chamados gãos de Kefir, imersa numa matriz composta de polissacarídeos e proteínas, o leite de origem animal (o mais comum é o de vaca, cabra ou ovelha). A partir da fermentação gerada pelos grãos de Kefir é obtido o leite "Kefirado", com sabor idêntico ao iogurte natural, um produto probiótico que ajuda na limpeza da membrana intestinal e que contém aminoácidos e diversas vitaminas. Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados no leite e mudados com uma frequência de pelo menos 24 horas, fazendo aumentar o seu volume e por isso serem doados passando a experiência, conhecimento e benefícios a outros indivíduos.
Eu já tinha experimentado o Kefir há uns anos atrás e este ano lembrei-me de voltar a ter assim um "bichinho" para ver como me dava com ele, uma vez que eu até aprecio e consumo muito iogurte natural. Foi uma amiga, a Ana, que fez o favor de me doar um bocadinho e relembrou-me como tratar dele. Mas como ele cresce bastante, lembrei-me de pesquisar e pôr em prática a elaboração de um queijinho. Gostei, gostei mesmo! Vou repetir em breve. A consistência fica tipo queijo Philadelphia, o sabor faz-me lembrar o queijo de cabra. Depois é só temperá-lo na hora de o consumir, com sal, ervas ao gosto de cada um.




Ingredientes:

  • 500ml leite de vaca
  • grãos de Kefir para a fermentação do leite
  • sal q.b.
  • orégãos q.b.

Preparação:
  1. Através dos grãos de Kefir que lhe foram doados e depois de algumas recolhas do leite kefirado durante alguns dias (para que este estabilize na sua casa e com o seu leite escolhido), deixe o último leite adicionado aos grãos por 48 horas.
  2. Coe os grãos de Kefit como habitualmente, reservando o leite kefirado e depois coloque-o em cestinhos de requeijão ou formas próprias para queijo, protegidos por um pano fino bem limpo para amparar o leite e coar o soro, e ainda dentro de recipientes onde o soro se riá acumulando.
  3. Ao fim de 24 horas escorra o soro.
  4. Deixe o(s) queijo(s) assim a escorrer e secar até perfazer 5 dias, escorrendo o soro todos os dias.
  5. Ao fim dos 5 dias está pronto a consumir, reserve no frigorífico a partir daí.
  6. Tempere com sal e orégaos na hora de servir.
Nota: Pode obter mais informacoes aqui sobre o que é o Kefir e como tratar.


Sem comentários:

Enviar um comentário