terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Bolas de Carnes à Moda de Lamego

A bola de enchidos lembra-me a bola de carnes que a minha tia Judite fazia, em que usava sempre enchidos caseiros feitos por ela ou por alguma vizinha lá da aldeia. E que cheirinho tão bom que aqueles enchidos tinham! Nada comparados com os que se compram no supermercado.
Por isso usei a receita da massa da Bola de Bacalhau que fica mesmo no ponto, muito parecida à que a minha tia fazia, e com a mão na massa toca de voltar aos tempos de criança e fazer a dita bola. Só tive de arranjar enchidos semelhantes tais como um bom chouriço mas não um chouriço corrente qualquer, a moira, a chouriça (chouriço com cebola) e o bacon.
E como em Lamego se encontra facilmente à venda a bola mista, de queijo e fiambre, e a bola de carnes, de paio e fiambre, decidi também fazer ao mesmo tempo uma com chourição, paio e queijo. Quanto à quantidade, desenganem-se se pensam que é muito pão ou muita bola de uma só vez. Dá sempre para congelar antes de levar ao forno ou depois de cozidas e arrefecidas. Assim "matam-se dois coelhos de uma cajadada só", mata-se um bocadinhos das saudades da terra da mãe, São João de Tarouca, perto de Lamego, e fica-se já com lanches para mandar para a escola dos filhos. E no dia seguinte ainda deu para ter um almoço maravilhoso com um triângulo de bola aquecido :)



Ingredientes para a Massa das Bolas:
  • 350g água
  • 1,5 colher de chá de sal
  • 35g fermento de padeiro fresco
  • 140g manteiga à temperatura ambiente
  • 700g farinha tipo 65 + q.b. para polvilhar

Ingredientes para o Recheio da Bola de Enchidos:
  • 1 moira (150g)
  • 1/2 chouriça (75g)
  • 1/2 chouriço tradicional (100g)
  • 125g bacon fumado

Ingredientes para o Recheio da Bola Mista:
  • 75g chourição fatiado (e/ou fiambre)
  • 100g paio
  • 200g queijo flamengo fatiado ou mozzarella ralado (eu usei 100g mozzarella e 100g cheddar, ambos ralados)
  • azeite q.b para pincelar (opcional)

Preparação da Massa:
  1. Coloque no copo da bimby a água, o sal, o fermento, a manteiga e aqueça 1 min / 37º / vel 2.
  2. Adicione a farinha e amasse 2,5 min / vel espiga. Retire e deixe levedar num local morno pelo menos 40 minutos ou até a massa dobrar de volume (eu fiz a massa de manha e ficou a levedar até ao fim do dia porque ia trabalhar mas queria chegar a casa e tê-la pronta a recheá-la).

Recheio e Finalização:
  1. Pré-aqueça o forno a 200º.
  2. Divida a massa em quatro partes iguais. Numa superfície polvilhada com farinha estenda duas partes da massa com a ajuda de um rolo. Forre o fundo de dois tabuleiros (eu usei tabuleiros redondos porque eram os 2 únicos que tinha não muito grandes e mais ou menos do mesmo tamanho).
  3. Distribua sobre a massa de um tabuleiro os enchidos cortados às rodelas (Bola de Enchidos) e sobre a massa do outro tabuleiro as fatias de chourição, paio e queijo (Bola Mista).
  4. Estenda as restantes duas partes de massa e cubra as carnes das duas bolas. Dobre com os dedos os rebordos de cada bola para que esta fique fechada em toda a volta. Se quiser, pincele toda a superfície do topo com um pouco de azeite para ficar mais amarelinha (eu não pincelei, apenas polvilhei com farinha para ficar com o ar mais rústico do pão). Leve ao forno cerca de 20 minutos (eu levei ao forno as duas ao mesmo tempo em prateleiras diferentes).


Sem comentários:

Enviar um comentário