sábado, 19 de julho de 2014

Arroz de Grelos

Arroz é o meu acompanhamento preferido, seja um simples arroz branco ou um arroz malandrinho com algum molho. Este tem o travo um pouco amargo dos grelos, que eu adoro. Nós, hoje em dia usamos muito mais o arroz branco como acompanhamento, ou porque é algo que combina bem com tudo, ou porque é mais prático, ou porque é mais simples e por isso agrada mais os miúdos. Mas eu gosto muito de um arroz mais completo, como este, lembra-me as comidas em casa da minha avó... Tempo em que havia que alimentar bem os agricultores e os pastores que trabalhavam de sol a sol para haver o que comer em casa.



Ingredientes:

  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola grande
  • 1 ou 2 tomates bem maduros (eu usei 1 grande)
  • 3,5 canecas de água (a água deve ser 3 vezes a quantidade do arroz, e mais um bocadinho porque quando vai a ferver evapora sempre alguma)
  • 1 caneca de arroz
  • 300g grelos arranjados
  • sal q.b.


Preparação:

  1. Pique os alhos e a cebola para um tacho e leve a lume forte até murchar.
  2. Ponha a água a ferver, eu uso um fervedor eléctrico.
  3. Junte o tomate partido aos bocadinhos e deixe refogar cerca de 5 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.
  4. Adicione a água a ferver, o arroz, os grelos, o sal e deixe em lume forte até começar a ferver.
  5. Assim que começar a ferver, tape o tacho, reduza para lume brando e deixe cozinhar durante 5 minutos.
  6. Desligue e deixe assim tapado por mais 3 minutos para o arroza acabar de cozer. Mexa e sirva de imediato, enqunto o arroz se encontra inteiro e solto, o chamado arroz malandrinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário