sexta-feira, 2 de maio de 2014

Doce de Tomate e Gengibre

Este é um dos meus doces preferidos. E a foto desta receita já têm alguns 2 ou 3 anos, já merecia o seu destaque :) Porque nem sempre nos lembramos do que já publicámos, do que falta publicar, e porque nem todos os dias se fazem coisas novas, pois há sempre as receitas preferidas que se repetem vezes sem conta, só agora vos venho apresentar o meu doce de tomate. Ai que delícia com umas tostinhas ou/e acompanhado de uma fatia de queijo!


Ingredientes:

  • 750 g tomates bem maduros
  • 50g gengibre fresco
  • 750 g açúcar amarelo
  • 1 pau de canela


Preparação:
  1. Coloque os tomates lavados e cortados aos pedaços num tacho. Adicone o gengibre ralado, o açúcar, a canela em pau e leve a lume médio.
  2. Deixe aquecer, mexendo de vez em quando com a colher de pau.
  3. Quando os tomates já estiverem bem amolecidos, quase desfeitos, retire o pau de canela e triture com a varinha mágica.
  4. Deixe ferver, mexendo frequentemente para não agarrar, até fazer ponto de estrada. (Se desejar, adicione um pacotinho de pectina para ajudar a engrossar mais rapidamente, e deixe ferver cerca de 5 minutos em lume brando)
  5. Quando estiver pronto distribua por frascos esterilizados, feche-os e reserve-os virados ao contrário para criar vácuo.

Sem comentários:

Enviar um comentário