terça-feira, 6 de maio de 2014

Bruschetta de Cogumelos, Brie e Salpicão

Fomos passar a Páscoa a Paris, com uns tios que são 5 estrelas. Como era de esperar, fomos bem recebidos, comemos bem e divertimo-nos. Só não foi tão bom o tempo, um pouco cinzento e chuvoso. Mas algo que também é muito bom é o queijo! E embora o marido não goste de queijo, só mesmo o derretido nas pizzas e afim, já estava pré-avisado que de volta teria de trazer algum queijinho comigo :) Pois um dos comtemplados foi este queijinho, Caprice des Dieux, muito semelhante ao queijo brie.
Como tinha um salpicão delicioso de Lamego já aberto, lembrei-me que para acompanhar a sopinha de hoje ficava bem umas bruschettas. Este tipo de acompanhamento, entrada ou simplesmente petisco é muito útil para aproveitar pão já antigo (com uns dias, que começa a ficar duro) mas eu utilizei mesmo pão fresco, porque cá em casa o pão desaparece em velocidade luz, não consigo ter pão duro.


Ingredientes:

  • 120g cogumelos
  • 50g cebola
  • 1 dente de alho
  • 20 azeite
  • 1 pitada de sal
  • 1 baguete (ou 1/2 pão rústico)
  • 120g queijo brie
  • 120 g salpicão

Preparação:
  1. Pré-aqueça o forno a 200º
  2. Coloque no copo da Bimby os cogumelos, a cebola, o dente de alho e programe 5 seg / vel 5.
  3. Adicione o azeite, o sal e programe 3 min / 50º / vel 1.
  4. Entretanto corte a baguete em fatias, o queijo brie e o salpicão na mesma quantidade de fatias que a baguete (ou mais se necessário).
  5. Distribua as fatias de pão por um tabuleiro forrado a papel vegetal para uso culinário.
  6. Espalhe cerca de uma colher de sobremesa do preparado de cogumelos sobre cada uma das fatias de pão.
  7. Coloque uma fatia de queijo sobre cada fatia de pão (ou mais, consoante o tamanho das fatias de pão) e uma fatia de salpicão por cima.
  8. Leve ao forno cerca de 10 minutos. Sirva de imediato.
A pasta de cogumelos era bastante, poderia rechear-se um pouco menos cada uma das fatiasde pão e dar para mais quantidade de bruschetas.

Sem comentários:

Enviar um comentário