sábado, 22 de fevereiro de 2014

Lasanha de Atum

Já há um ano que não actualizava o meu blog... Por falta de tempo, por perguiça ou simplesmente porque cozinhar ou apreciar o cozinhado é bem mais interessante que escrever no computador :)
Bom, significa que tenho muito petiscos em atraso para partilhar. Hoje partilho a experiencia de uma lasanha diferente, de atum, que ficou uma delícia. Na minha opiniao melhor que a de carne.



Ingredientes:
  • 100 g cebola
  • 2 dentes de alho
  • 300 g tomate ou polpa
  • 50 g azeite
  • 600 g atum (eu usei atum em água)
  • 1 folha de louro
  • 1 caldo de peixe
  • 1 caldo de legumes
  • 50 g vinho branco
  • 300 g queijo ralado (que pode ser ralado previamente na Bimby)
  • 1 caixa placas de massa para lasanha (eu nao a usei toda, apenas 2/3 da caixa)

Ingredientes para o Molho Bechamel:
  • 750 g leite
  • 75 g farinha
  • 40 g margarina
  • sal, pimenta e noz mosacada q.b.

Preparação:
  1. Coloque no copo a cebola, o alho e pique 5 seg / vel 5.
  2. Junte o tomate e programe 15 seg / vel 7. Faça descer os resíduos da parede do copo da Bimby.
  3. Junte o azeite e refogue 7 min / 100º / vel 2.
  4. Adicione o atum, o louro, os caldos, o vinho, envolva e programe 10 min / 100º / inversa / vel. colher. Reserve.
  5. Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes para o bechamel e programe 8 min /90º / vel 4.
  6. Pré-aqueça o forno a 180º.
  7. Num pyrex distribua pelo fundo 1/3 do preparado de atum. A seguir um pouco de bechamel e por cima polvilhe com um pouco do queijo ralado. Termine a primeira camada cubrindo com as placas de lasanha.
  8. Repita o processo para a segunda camada.
  9. A terceira camada será com uma ordem diferente. Primeiro distribua o atum, depois as placas de lasanha. Cubra-as com o bechamel e por fim polvilhe com o queijo ralado. (Eu enganei-me e nesta ultima camada coloquei primeiro o queijo e depois o bechamel, mas não ficou nada mal)
  10. Leve ao forno pelo menos 20 minutos (depende do tempo de cozedura da massa, que se deve verificar na embalagem).

Sem comentários:

Enviar um comentário